Protejo estreia Videodança crítica e reflexiva sobre a valorização, o respeito e a autoestima da mulher 

Aprovado pelo Edital Prêmios de Preservação dos Bens Culturais Populares e Identitários da Bahia Emília Biancardi 2021 (Premiação Aldir Blanc/Bahia), o Projeto Elas e Elos vem a público em sua etapa final de realização. Proposto por Thaís Bandeira, artista da dança, a realização se justifica pela importância de posicionamentos que confrontem a autorização cultural de violências contra a mulher.

Iniciado em março deste ano com a produção da videodança Mesa Posta, o projeto, em parceria institucional com a Organização TamoJuntas, exibirá através do Youtube, de 21 a 24 de maio, a produção artística e as rodas de conversas que reunirão público, artistas e diversas profissionais em bate papo temático e descontraído.

 

SOBRE A VIDEODANÇA

Mesa Posta é uma videodança crítica e reflexiva sobre a valorização, o respeito e a autoestima da mulher. Aborda cenicamente um processo de tomada de consciência que questiona situações aparentemente corriqueiras, mas igualmente opressoras, e estabelece limites sobre estes problemas.

Diversas situações de violência simbólica estão presentes no cotidiano das mulheres: carga mental, ausência de escuta e diálogo, assédios sexuais disfarçados de elogios, função doméstica e cuidado com os filhos mal distribuídos, falta de tempo para si, naturalização do servir e do se desculpar, culturalmente tão arraigados. Dentro dessa narrativa, a mulher se dá conta de que experiência essas violências, chama o parceiro para uma conversa consciente, tem a coragem de romper com a atmosfera agressiva.

Níveis fisicamente densos e fatais dessa violência de gênero também estão presentes em Mesa Posta, como as cenas em que a pancadaria e o feminicídio aparecem. Os índices brasileiros desse tipo de violência estão entre os mais altos do mundo e passam por particular crescimento na atual crise sanitária. Em crises dessa dimensão, o que antes já se configurava como um problema sério, se agrava dramaticamente. Por esse motivo, Mesa Posta é uma produção artística feita em tempos de pandemia e que se posiciona de modo radicalmente contrário à autorização cultural que violenta, fere e mata a mulher.

Longe de didatismos, a videodança dá recados diretos sem pesar esteticamente sobre uma questão já tão carregada de agressão. É por isso que em diversos momentos sente-se o respiro, a conexão com o feminino e a cumplicidade entre as mulheres, como algo fortalecedor no processo de enfrentamento ao machismo. São passagens relevantes da videodança, uma vez que drenar a autoconfiança da mulher é uma das formas mais marcadas de violência simbólica.

 

SOBRE OS ENCONTROS

Quatro encontros serão oferecidos ao público como atividades de desdobramento da apreciação da videodança Mesa Posta, sendo:
Um Bate papo sobre o processo artístico e criativo com os artistas criadores da obra:

_Ana Paula Bouzas, atriz, bailarina, coreógrafa, diretora de movimento e preparadora de elenco em artes cênicas, cinema e TV;

_Luiz Antônio Sena Jr, artista da cena, dramaturgo, diretor e produtor cultural;

_Marcelo Galvão, professor, dançarino, coreógrafo, diretor, pesquisador e produtor na área de artes, com ênfase em dança;

_Thaís Bandeira, dançarina, professora, doula e pesquisadora do corpo e subjetividades.

Três Rodas de Conversa sobre os temas trazidos pela videodança, sob a mediação de Letícia Ferreira, advogada e copresidenta da TamoJuntas, com as convidadas:

_Naiara Bispo, mulher preta, mãe, antiracista, assistente social da TamoJuntas;

_Márcia Leite Simões, psicóloga clínica e social, voluntária do TJBA/Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher;

_Natalia Silveira, advogada, mestra em estudos de gênero e teoria feminista, voluntária da TamoJuntas.

Todas as atividades acontecerão virtualmente e ao vivo no período de 21 a 24 de maio, sempre às 19h30, no canal da Organização TamoJuntas no Youtube.

 

PARCERIA TAMOJUNTAS

O projeto conta com apoio especial da Organização TamoJuntas para a exibição de seu conteúdo artístico, além da realização e mediação de conteúdos reflexivos. As redes sociais da Organização serão os locais disparadores dos conteúdos do projeto, além de espaço para debate sobre os temas apresentados na videodança.

A TamoJuntas, Assessoria Multidisciplinar Gratuita para Mulheres em Situação de Violência, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, sediada em Salvador/BA. É uma organização feminista composta por mulheres profissionais que atuam voluntariamente na assistência multidisciplinar a mulheres em situação de violência e que possui representação em diversas regiões do Brasil.

A aproximação com a TamoJuntas traz força e potência para a discussão qualitativa pretendida pela realização do projeto. Ao reunir categorias profissionais de diversos campos do saber e da produção de conhecimento, que comungam em causa e luta, a articulação entre o projeto artístico e a Organização amplia o debate acerca dos temas. Através da troca de pontos de vista de expertise diversificada, a visibilidade dos assuntos é aumentada, o que interessa enormemente à sociedade, visto que é a esta que se destina e pertence todos estes temas.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção e Direção Geral: Thaís Bandeira
Artistas Criadores: Ana Paula Bouzas, Luiz Antônio Sena Jr, Marcelo Galvão, Thaís Bandeira
Coreografia: Ana Paula Bouzas, Marcelo Galvão, Thaís Bandeira
Preparação corporal: Ana Paula Bouzas, Thaís Bandeira
Roteiro: Luiz Antônio Sena Jr, Marcelo Galvão, Thaís Bandeira
Dramaturgia: Luiz Antônio Sena Jr
Direção de Fotografia: Dante Vicenzo, Luiz Antônio Sena Jr, Marcelo Galvão
Filmagem e Edição: Dante Vicenzo
Trilha sonora: Luiz Antônio Sena Jr
Músicas originais: “Dança”, “Solitude”, “Agir para existir”, de Roquildes Junior
Produção: Bergson Nunes
Design gráfico: Diego Moreno
Locação: Aquário Cultural

 

SERVIÇO

>>> MESA POSTA
(exibição da videodança)
Disponíveis nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio de 2021,
No canal da TamoJuntas https://www.youtube.com/channel/UCs7LB6D-Vqw3fakFgoyvw5g

>>> BATE-PAPO
21 de maio de 2021 | às 19h30 | No canal da TamoJuntas https://www.youtube.com/channel/UCs7LB6D-Vqw3fakFgoyvw5g

Com os artistas criadores:
Ana Paula Bouzas
Luiz Antônio Sena Jr.
Marcelo Galvão
Thaís Bandeira

Mediação:
Letícia Ferreira (copresidenta da TamoJuntas)

>>> RODAS DE CONVERSA

22 de maio de 2021 | às 19h30 | No canal da TamoJuntas https://www.youtube.com/channel/UCs7LB6D-Vqw3fakFgoyvw5g
Convidadas:
Naiara Bispo (assistente social da TamoJuntas);
Thaís Bandeira (diretora artística da Videodança);

Mediação:
Letícia Ferreira (copresidenta da TamoJuntas)

23 de maio de 2021 | às 19h30 | No canal da TamoJuntas https://www.youtube.com/channel/UCs7LB6D-Vqw3fakFgoyvw5g
Convidadas:
Márcia Simões (psicóloga);
Thaís Bandeira (diretora artística da Videodança).

Mediação:
Letícia Ferreira (copresidenta da TamoJuntas)

24 de maio de 2021 | às 19h30 | No canal da TamoJuntas https://www.youtube.com/channel/UCs7LB6D-Vqw3fakFgoyvw5g
Convidadas:
Natália Silveira (advogada da TamoJuntas);
Thaís Bandeira (diretora artística da Videodança).

Mediação:
Letícia Ferreira (copresidenta da TamoJuntas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *