Projetos

Conheça as diferentes atuações da TamoJuntas

O atendimento multiprofissional a mulheres em situação de violência é nossa principal atividade, sendo nossa missão atuar para a erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres.

Na Tamo Juntas prestamos atendimento sigiloso e gratuito a mulheres em situação de violência e em vulnerabilidade social. Atualmente, nossa equipe de voluntárias é composta por advogadas, assistentes sociais e psicólogas.

Nossos atendimentos ocorrem de forma presencial e online e contam com a etapa inicial de acolhimento e escuta das demandas, passando para análise sócio-jurídica e posteriores ações. Realizamos encaminhamentos de demandas sociais e assumimos o patrocínio de causas jurídicas de mulheres vulneráveis em situação de violência, além de oferecer acompanhamento psicológico a nossas assistidas por meio da psicoterapia breve.

Mantivemos nossos atendimentos na pandemia com a implementação de plantões nas redes sociais da organização, formulário de contato no site e canais de atendimento no whatsapp. Contabilizando orientações online e presenciais, realizamos cerca de 2.000 atendimentos anualmente, desde 2020.

Prestamos atendimento nas seguintes cidades: Salvador, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro. Para as demais localidades, realizamos orientações e encaminhamentos.

O Brasil é um dos países com maior população carcerária no mundo e nos últimos anos temos visto o aumento do encarceramento de mulheres. Ainda que o encarceramento aumente, isso não se reverte em aumento da segurança. Pelo contrário, entendemos que há uma seletividade de raça e classe no sistema prisional que vulnerabiliza principalmente mulheres pobres e negras. Como uma organização feminista antirracista, compreendemos necessária nossa atuação junto a mulheres em situação de prisão,visto que o sistema penitenciário no Brasil viola direitos de forma contumaz.


O mutirão feminista pelo Desencarceramento é uma incidência junto ao sistema carcerário a fim de assegurar as garantias constitucionais às mulheres encarceradas.


A Tamo Juntas desenvolve ações na unidade feminina do Complexo Penitenciário Lemos de Brito em Salvador desde 2017, atuando na orientação e assessoria jurídica a mulheres que estão em prisão provisória e flagrante violação de direitos com interposição de pedidos de habeas corpus e relaxamento de prisão.

 
Desde 2020, o projeto Mutirão pelo Desencarceramento tem o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e vem sendo conduzido por advogadas da organização que atuam no atendimento direto às mulheres em prisão provisória e na realização de atividades que envolvem escuta e fortalecimento dos vínculos com as mulheres internas na unidade prisional feminina de Salvador-BA. Ao longo desse tempo de execução do projeto, já realizamos atendimentos individuais e atividades coletivas que impactaram mais de 200 mulheres diretamente.

Uma das consequências do encarceramento é o estigma que as pessoas egressas do sistema carregam consigo, sobretudo nas mulheres a situação é marcada pela exclusão e vulnerabilidade. Com a passagem pelo cárcere, as mulheres perdem oportunidades sociais e profissionais que são fundamentais para sua dignidade, além de terem seus laços familiares estremecidos, fazendo com que se sintam ainda mais sozinhas.

 
Este projeto, apoiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, é uma forma de incidência na vida dessas mulheres, proporcionando momentos de cultura e lazer, oficinas de profissionalização, acolhimento e rodas de conversa. Mensalmente, realizamos oficinas que são conduzidas por assistentes sociais da Tamo Juntas e parcerias externas com temas diversos com objetivo de fortalecer vínculos sociais e construir possibilidades de inclusão social e inserção na vida pós cárcere.

 
Para além disso, a organização busca realizar incidência política na articulação com outros coletivos que reivindicam direitos para a população encarcerada e para aquelas pessoas sobreviventes do sistema prisional no Brasil, caracterizado pela violação de direitos e exclusão na vida pós cárcere.

A TamoJuntas é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em maio de 2016, em Salvador, no Estado da Bahia. Somos uma organização feminista composta por mulheres profissionais que atuam voluntariamente na assistência multidisciplinar a mulheres em situação de violência e que possui voluntárias em diversas regiões do Brasil.

Os mutirões de atendimento são atividades que realizamos em bairros populares, em parceria com mulheres líderes em seus territórios. São atividades de fortalecimento de laços comunitários entre mulheres, proporcionando momentos de troca e partilha por meio de refeições comunitárias, rodas de conversa, oficinas, bazar solidário, ciranda para as crianças, acolhimento e atendimento sociojurídico.

É importante compreender que muitas mulheres enfrentam dificuldades de deslocamento para participar de atividades que por vezes ficam concentradas nos centros das grandes cidades. Como nosso objetivo é caminhar lado a lado das mulheres e construir um feminismo popular, este é um dos projetos mais importantes para nós e constitui o coração da Tamo Juntas.

Desenvolvemos essa ação desde 2016, tendo realizado mutirões em diversas cidades do Brasil onde há voluntárias, atingindo centenas de mulheres.

A Tamo Juntas também desenvolve rodas de conversa e de sensibilização sobre violência de gênero contra as mulheres em escolas, centros comunitários, CRAS, CREAS, comunidades quilombolas, igrejas, terreiros, associações de bairro e associações de mulheres.

Com essas atividades, impactamos por volta de 700 pessoas anualmente, através da participação e promoção de rodas de conversa, eventos públicos presenciais e virtuais, distribuição de materiais informativos, debates e divulgação da atuação da Tamo Juntas e do trabalho que desenvolvemos.

A Tamo Juntas, na sua busca por incidir em diversos âmbitos na defesa de direitos humanos de meninas e mulheres, busca integrar-se como sociedade civil na rede de atenção a mulheres em situação de violência nas cidades onde possui núcleos, buscando integrar a rede de atendimento com objetivo de melhor atender as mulheres bem como de realizar o controle social dos serviços públicos que integram a rede de atenção.

Em Salvador, onde possuímos o maior núcleo de voluntárias, integramos o GT da Rede de Enfrentamento a Violência com objetivo de promover o diálogo com os órgãos governamentais para pressionar por melhores condições de assistência e amparo às mulheres em situação de violência na cidade. Em Maceió, nossas companheiras atuam fortemente junto a rede, tendo realizado visitas aos equipamentos e participado de encontros para debater o orçamento público destinado a políticas para enfrentamento a violência contra mulheres. Em Pernambuco, as companheiras mantêm ligação com outros coletivos feministas e também com a Comissão de Direitos da Mulher da OAB.

Compomos ainda,como Organização, a Frente Nacional pela Descriminalização e Legalização do ABorto e o Forum Estadual de Serviços de Aborto Legal -Bahia.

A Tamo Juntas é uma organização em defesa da Lei Maria da Penha, marco de política pública de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. Junto a outras organizações, fazemos incidência em âmbito nacional, por meio de estudos e atuação em ações judiciais no STF, em defesa dos direitos de mulheres e meninas.

Quer participar dos nossos projetos? confira a agenda da sua cidade

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this