Amanhã(13), sessão especial pelos 5 anos da Ong TamoJuntas

Nesta quinta-feira (13), a Mandata Coletiva Pretas por Salvador (PSOL) promoverá uma Sessão Especial em comemoração ao aniversário da TamoJuntas, na Câmara Legislativa de Salvador. A atividade será transmitida pela TV Câmara e Facebook da Câmara às 10h.

A TamoJuntas completa 5 anos de atuação política com incidência local e nacional na perspectiva de denunciar e combater a violência contra a mulher em diversos níveis, fundamentando seus princípios, posturas e práticas na perspectiva feminista, antirracista, anticapitalista, anti LGBTQIfóbica. E para esta celebração contará com as participações de Letícia Ferreira e Janine Souza (co-presidentas da TamoJuntas); da vereadora Laina Crisostomo (PSOL); da vereadora Marta Rodrigues (PT); de Dra. Fernanda Cerqueira; da promotora de justiça, Dra. Livia Vaz; dentre outras participações especiais.

 

Como tudo começou – A TamoJuntas foi fundada em maio de 2016, a partir de uma publicação dentro da campanha “Mais amor entre nós”, que consistia em concentrar a divulgação de serviços oferecidos e recebidos de forma gratuita a fim de criar uma rede de solidariedade entre mulheres. Foi quando Laina Crisostomo, uma das co-fundadoras da ONG, se ofereceu para atuar uma vez ao mês como advogada para uma mulher em situação de violência de forma gratuita.

A repercussão do serviço em rede se deu com inúmeros compartilhamentos, curtidas e comentários, e muitos pedidos de socorro, que potencializaram a convergência de outras advogadas feministas que passaram a compartilhar os atendimentos às diligências, audiências e assumir as ações judiciais.

O destaque das ações promovidas pela TamoJuntas, como Mutirões de Atendimento em comunidades, eventos e rodas de conversa, ganharam destaque na mídia e fez com que outras profissionais aderissem ao movimento em todo o país, que resulta, hoje, em um dos maiores coletivos de atendimento gratuito à mulher no Brasil.

 

Para Janine Souza, advogada e atual co-presidenta da ONG, “a Sessão Especial é aguardada com muita expectativa, principalmente pela difícil conjuntura de pandemia onde os índices de violências contra mulheres se acentuaram e demandou do coletivo um intensivo trabalho de acolhimento”, relata.

A ONG celebra junto às voluntárias cinco anos de trabalho de atendimentos, informação e acolhimento, articulando profissionais do direito, assistência social, pedagogia e psicologia na luta contra o machismo e pelo empoderamento de mulheres.

 

SERVIÇO:

O que: Sessão Especial da Mandata Pretas por Salvador “Aniversário da TamoJuntas”

Quando: 13 de maio de 2021, às 10h

Onde: TV Câmara e Facebook Câmara de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *