CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO NO VOL. 2, N. 1, DA REVISTA TAMO JUNTAS

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO NO VOL. 2, N. 1, DA REVISTA TAMO JUNTAS

 

Tema: Direitos sociais das mulheres no contexto da pandemia de COVID-19: ataques estruturais e defesas coletivas.

 

No Brasil, a Pandemia de COVID-19 pode ser encarada como o acontecimento mais marcante e violento desde a Escravidão. Nós brasileiras estamos no epicentro da circulação do vírus, como também nos encontramos em um dos cenários mais desfavoráveis de garantia de nossos direitos básicos, pois enfrentamos um governo genocida. No momento que damos início a esta nova chamada para publicação em nossa Revista, contabilizamos oficialmente quase 500 mil mortes em decorrência de uma doença que já possui vacina para sua prevenção.

Vivemos tanto uma crise sanitária sem precedentes como também uma crise no sistema de saúde, em muito resultado do sucateamento do SUS e da política de austeridade que impõe um teto de gastos públicos para a área. A política de educação também tem sofrido com estes cortes e as trabalhadoras e trabalhadores da área têm sido pressionados para retomar o ensino presencial de modo a colocar suas vidas em risco. Precisamos considerar ainda o aumento das desigualdades  no acesso e permanência de estudantes nas escolas deflagrado pela pandemia de COVID-19.

Além disso, temos observado o aumento da pobreza e da miséria no país, o aumento do desemprego e a diminuição significativa da renda das famílias. Trabalhadoras e trabalhadores são submetidos a trabalhos precários e a maiores possibilidades de contágio do vírus,  tendo em vista a necessidade destas famílias garantirem alimentação, enquanto não há políticas sociais suficientes que garantam segurança alimentar. Tal cenário, ainda que influenciado pela pandemia, também merece ser compreendido considerando a reestruturação produtiva e as relações capital-trabalho, bem como o racismo e o sexismo.

A necessidade de isolamento social como medida de prevenção ao coronavírus também nos impõe uma reflexão crítica sobre moradia digna no Brasil, tendo em vista que alguns dados oficiais apontam que o maior número de mortes por COVID-19 localiza-se nas áreas de habitação mais precária – como é o caso de dados divulgados pela prefeitura de São Paulo. Ainda assim, governos locais protagonizaram despejos ilegais na pandemia, como foi o caso do governo do Distrito Federal em relação à ocupação do CCBB.

Continuam graves também as violações de direitos humanos contra moradoras e moradores de favelas, mesmo no período de pandemia. Um dos resultados da ofensa ao direito à segurança dessas populações foi a recente chacina do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

Estes são alguns exemplos de problemas que enfrentamos na defesa dos direitos sociais. Tais problemas não se originam no contexto da pandemia de COVID-19, mas neste contexto tomam feições peculiares. Por isso, convidamos para esta chamada textos voltados aos direitos sociais (educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, a assistência social) de mulheres no contexto da pandemia de COVID-19.

Pretendemos reunir textos que analisem tanto o ataque a estes direitos como também trabalhos voltados à análise e divulgação de estratégias coletivas de defesa de direitos, considerando sempre as intersecções de classe, raça, gênero e sexualidade, bem como outros marcadores sociais da diferença.

Submissões Onlines

 

As submissões de artigos, relatos de experiências, entrevistas, resenhas, crônicas, cordel e poesias sobre a Cultura do Estupro ocorrerá através do e-mail revistaeletronica@tamojuntas.org.br, em que deverá ser encaminhado:

  • O formulário de submissão, disponível no site da Tamo Juntas

  • O texto submetido em documento Word e em PDF, segundo o template disponibilizado.

A comunicação será feita exclusivamente através do e-mail revistaeletronica@tamojuntas.org.br

Cronograma do Edital da Revista (datas previstas)

Publicação do edital 21/06/2021

As submissões ocorrerão de 1   22/06/2021 a 22/08/2021

Período de análise e seleção dos textos de 23/08/2021 a 30/09/2021

Divulgação da seleção dos periódicos por e-mail 01/10/2021

Publicação da Revista Eletrônica 25/11/2021

 

Diretrizes para Autoras

 

A Revista Tamo Juntas, é um periódico semestral e de circulação nacional organizado pela Associação Tamo Juntas – Assessoria Multidisciplinar Gratuita Para Mulheres em Situação de Violência – que visa a  publicação de artigos, resenhas, crônicas, cordéis, poesias e entrevistas. Priorizamos a publicação de textos de mulheres, brasileiras ou estrangeiras.

Os artigos, relatos de experiências, entrevistas, resenhas, crônicas, cordel e poesias deverão ser apresentados em português. 

Ao enviar seu trabalho para a Revista TamoJuntas, a(s) autora(s) cede(m) automaticamente seus direitos para eventual publicação do artigo.

Os artigos devem ter entre 5 e 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.

Os relatos de experiência devem ter entre 3 e 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.

As entrevistas devem ter de 4 a 8 páginas, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.

As resenhas devem ter entre 3 e 7 páginas.

As crônicas, contos, cordéis e poesias são publicações de tamanho livre.

Recomenda-se a utilização de processadores compatíveis com Windows, no formato de página padrão A4, margens das páginas 3x3x2x2 (respectivamente, margens superior/esquerda/inferior/direita) fonte Times New Roman 12, entrelinha 1,5.

O título da publicação deve estar centralizado, em fonte Times New Roman 12, em letras maiúsculas. Para garantir o anonimato durante o processo de avaliação, a autoria não deverá aparecer no corpo do artigo. A Revista TamoJuntas aplica a dupla avaliação cega entre pares, o que significa que o nome das autoras e sua filiação institucional não são reveladas às avaliadoras.

Os artigos devem vir acompanhados de resumo. O resumo deve apresentar, no máximo, 10 linhas, palavras-chave (máximo de 5), justificado, espaçamento simples e em fonte Times New Roman 11. 

Os artigos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas, pede-se que sejam feitas em consonância com as atuais Normas Técnicas da ABNT, especialmente a NBR 10520.

Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:

  • As citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem estar em destaque, compondo um parágrafo independente, com recuo de 4cm, em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples, seguidas da referência. As citações com até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas, seguidas da referência.

  • O itálico pode ser usado para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.

  • Recomenda-se o uso de aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação dentro de outra citação.

  • As notas de rodapé devem ser explicativas, numeradas e usadas para esclarecimentos. Não devem ser usadas para referências. Deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas.

  • Para as citações no corpo do texto e as citações destacadas, utilize-se o sistema autor-data, ex: (SARDENBERG, 2004, p. 50). Para os casos em que se fazem paráfrases, utilize-se o sistema autor-data. Ex: (SARDENBERG, 2004).

Sobre as REFERÊNCIAS:

  • Aos diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Ex: (COSTA, 2000a; COSTA, 2000b).

  • A lista de referências completas deve ser apresentada ao final do texto, obedecendo aos seguintes critérios:

Livro:

SOBRENOME DO/A AUTOR /A DA OBRA, Prenome(s). Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

 

Artigo:

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-página final, mês(es). Ano.

 

Dissertações, teses, monografias: dissertações, teses, monografias:

 

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Dissertação (tese ou monografia). (Nome do Programa) Departamento, Universidade, local, ano. Número de páginas.

 

Capítulo de livro:

 

SOBRENOME, Prenome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome (Org). Título do livro. Local de publicação: editora, data. página inicial-página final.

 

Documentos capturados via World Wide Web:

 

SOBRENOME, Prenome. Título da obra. [online] Disponível em: http://www… Acesso em: (informar data).

 

Ex:

 

COSTA, Ana Alice Alcantara. O movimento Feminista no Brasil: dinâmicas de uma intervenção política.  [online] Disponível em: http://www.unb.br/ih/his/gefem/labrys7/liberdade/anaalice.htm

Acesso em: 10 out. 2010.

 

Os casos não explicitados aqui devem seguir as recomendações da ABNT.

No caso de ilustrações, fotos e gravuras, devem ser enviadas nos formatos jpg, acompanhadas da autorização de direitos de reprodução e as referências necessárias.

O número de tabelas e/ou imagens (gráficos, mapas, fotos, etc.) deverá ser mantido até o limite de cinco no total por artigo.

Os textos devem ser encaminhados com revisão prévia. O envio dos textos aos(às) consultores(as) pareceristas está condicionado ao cumprimento dessa exigência.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, as autoras são obrigadas a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Declaração de Direito Autoral

Autoras que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

2. Autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autoras têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *