A organização TamoJuntas presta assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência. Esse é o principal objetivo do coletivo, que surgiu em abril de 2016 dentro do âmbito da campanha #MaisAmorEntreNos, iniciada no Facebook, cuja intenção principal é criar uma corrente de ação autogerida de solidariedade entre mulheres. Além da assessoria jurídica, a organização TamoJuntas visa o fortalecimento das mulheres a partir de conhecimento, com divulgação de conteúdos sobre direitos da mulher através das redes sociais e em eventos.
O surgimento do TamoJuntas foi motivado por um post da advogada Laina Crisóstomo no Facebook. Em sua página pessoal, ela ofereceu assessoria jurídica para atender uma mulher vítima de violência doméstica por mês, gratuitamente. Logo após a enorme repercussão do post (6 mil curtidas e quase 5 mil compartilhamentos) ela ganhou o apoio de mais duas advogadas: Carolina Rola e Aline Nascimento.
A grande demanda pelos serviços prestados e a gravidade dos casos atendidos demonstrou a necessidade de oferecer uma atenção multidisciplinar. Foi assim que, a partir de um convite para que novas voluntárias se unissem, psicólogas, assistentes sociais e outras advogadas de todo o Brasil ofereceram serviços voluntários. Atualmente há 70 (setenta) voluntárias em todo o país, sendo 30 (trinta) em Salvador, onde o TamoJuntas surgiu. A TamoJuntas está nos seguintes lugares:
Nordeste | Norte | Sul | Sudeste | Centro-Oeste |
Bahia: Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Vitoria da Conquista e Bom Jesus da Lapa Sergipe: Aracaju Alagoas: Maceió Pernambuco: Recife Ceará: Fortaleza Rio Grande do Norte: Natal Piauí: Teresina Maranhão: São Luis | s
Amazonas: Manaus | Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Portão e Bagé | São Paulo: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Guarulhos e Cachoeira Paulista Rio de Janeiro: Rio de Janeiro
Minas Gerais: Belo Horizonte
Espirito Santo: Vila Velha | Distrito Federal: Brasilia
|
No ano de 2016 a organização realizou 7 (sete) Mutirões de Atendimento Lei Maria da Penha em Salvador com temáticas de Julho das Pretas, 10 anos da Lei Maria da Penha, Violência contra as Mulheres LBT, Saúde e Violência contra as Mulheres, Feminicidio das Mulheres Negras e Direitos Humanos e Humanas Sem Direitos com cerca de 750 mulheres atendidas. Realizamos também um curso em plataforma Moodle a distância com participação de 693 mulheres de todos os Estados do Brasil com a temática de Violência de Gênero: Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais.
Já no ano de 2017 realizou uma Roda de Dialogo sobre a temática Feminismo e Religiosidade com a participação de cerca de 70 mulheres de diversas profissões de fé. Foi realizada a I Conferencia Nacional de voluntárias TamoJuntas com voluntarias de 13 Estados do país reunindo cerca de 70 mulheres. Foi feito um curso Direito e Gênero: Lei Maria da Penha na Prática em parceria com a Escola Superior da Advocacia com participação de 55 advogadas e estudantes de Direito. No dia 12/05 a TamoJuntas completou um ano de existência realizando um grande Ovulário na Escola superior da Advocacia sobre temas diversas sobre Feminismo e direitos das mulheres com a presença de cerca de 150 mulheres e o mutirão de aniversario no dia 13/05 em Cajazeiras 11 discutindo Justiça e Direitos das mulheres para cerca de 75 mulheres e o II Ovulário com a presença de cerca de 100 pessoas.
Somos uma organização social composta por mulheres que prestam assessoria gratuita a mulheres em situação de violência. A TamoJuntas é composta por diversas profissionais: advogadas, assistentes sociais, psicólogas, pedagogas, médicas, dentistas. A ONG atua de forma voluntária em todas as regiões do país, na orientação, acompanhamento e acolhimento de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. A Organização também promove eventos, cursos, rodas de diálogo com objetivo de promover espaços educativos e de maior conscientização para equidade de gênero e direitos humanos das meninas e mulheres.
Realizamos atendimentos a mulheres em situação de violência de forma multidisciplinar e gratuita, visando a não revitimização. Acompanhamos nas delegacias para registro de ocorrência, pedidos de medidas protetivas de urgência, atuação nas varas de família à mulheres que encontram-se em situação de violência, atuação como assistente de acusação em júris de feminicídio e tentativa de feminicídio, assistência de acusação em casos de violência sexual de mulheres e meninas e em outros casos de violência de gênero, prestando orientações e encaminhamentos. Trabalhamos também com acompanhamento psicológico nos estados que temos voluntárias psicólogas, encaminhamento para a Rede de Assistência Social visando a retomada da vida dessas mulheres pós violência.